Como escolher as músicas da cerimônia de casamento? Temos dicas imperdíveis

Como escolher as músicas da cerimônia de casamento? 7 dicas imperdíveis e mais

Para que você possa descobrir de forma simples como escolher as músicas para a cerimônia de casamento, através da minha experiência de 3 décadas com casamentos, e algumas pesquisas, desenvolvi esse artigo que provavelmente vai te ajudar.

Dicas imperdíveis para escolher as músicas da cerimônia de casamento

1) Não deixe para cima da hora, comece a pensar nas músicas desde já e siga as etapas que indicamos no início do texto.

2) Não esqueça que compreender a atmosfera e o clima do seu casamento, é algo importante para as escolhas.

3) Faça uma listinha com as possíveis músicas. Pode ser no próprio celular, anote todas as músicas que considerar que são importantes para o casal,

4) Considere a música que ouvem juntos, música de um filme que gostam, música do primeiro beijo (se houver), primeira música que ouviram juntos e todas as outras que você achar que podem fazer sentido de serem tocadas em sua cerimônia de casamento.

5) Tenha no celular um aplicativo para identificar nome das músicas que escutar e gostar, caso você precise. O Shazam é um desses aplicativos, mas você pode usar o que for melhor para você.

6) Leia as letras das músicas com atenção pois existem músicas que tem uma melodia bacana, porém a letra pode ter coisas negativas que você não quer em seu casamento.

7) Escolha as músicas que tocam seu coração realmente!

Se você notar bem a maioria das grandes cerimônias tocam músicas impactantes. As músicas são escolhidas para emocionar. 

Assim como nos filmes e nas novelas elas participam ativamente do enredo da história, muitas vezes até contam um pouco da história e principalmente orientam nossas emoções para cada momento.

Pretendo abordar detalhes, que principalmente se você está no seu planejamento naquela fase gostosa de escolha de músicas para cerimônia, recomendo que fique até o final. Vou falar sobre:

  • Músicas de casamento: Escolher as mais pedidas ou do gosto dos noivos?
  • Como escolher a música de casamento ideal para cada momento da cerimônia?
  • Alinhe quantas músicas serão tocadas na cerimônia e se existe alguma peculiaridade
  • Compreenda em que contexto ocorrerá a cerimônia
  • Escolha bons profissionais
  • Instrumentos musicais: quais os mais indicados para o seu casamento?

Músicas de casamento: Escolher as mais pedidas ou do gosto dos noivos?

Essa é uma dúvida, que por incrível que pareça ainda é a dúvida de muitos casais. 

Será que os noivos devem escolher as músicas mais pedidas, e mais tocadas nos casamentos como: Ave Maria, Marcha Nupcial, She, All You Need is Love, ou devem escolher as músicas que tenham mais a ver com seus gostos músicas?

Bom, a resposta é simples, os casais devem escolher as melodias que fizerem mais sentido para as suas emoções e seus sentimentos que os motivaram a casar.

Sejam estas músicas as mais tocadas ou as que nunca foram usadas para um casamento, se o casal escolher músicas que realmente toquem seus corações, estará tomando a melhor decisão!

A música ideal: Como escolher as músicas da cerimônia de casamento?

Vamos ao passo a passo!

Mas antes, vale ressaltar, que o termo música de casamento é forma de falar, não existe um tipo de música específico para casamento.

É claro, que você deve prestar atenção na letra, para que ela não transmita sentimentos negativos ou algo que você não queira em seu casamento. 

É importante também, que o casal esteja alinhado com o celebrante, principalmente em caso de cerimônias religiosas, pois pode haver alguma restrição ou algum ritual específico que esteja relacionado ao repertório musical.

Dito isto, podemos indicar os seguintes passos:

Passo 1 – Alinhe quantas músicas serão tocadas na cerimônia e se existe alguma peculiaridade

A quantidade de músicas normalmente fica em torno de 6 a 8. 

Considerando uma cerimônia de casamento tradicional os momentos que tocam música são as entradas de cada parte do cortejo, a entrada das alianças, cumprimentos e a saída do cortejo.

1.1) Entrada do noivo 

Esta pode ser a primeira ou segunda música do casamento, fica a “gosto do freguês”, o noivo é uma figura fundamental no casamento, sua música precisa impactar e dar o tom do que está por vir na cerimônia.

1.2) Entrada dos pais e padrinhos 

Dependendo da quantidade de padrinhos, esta música precisa ter uma duração um pouco mais longa ou mais curta. 

Sendo uma música instrumental, poderá se repetir se necessário. Inclusive essa é uma das vantagens de escolher música ao vivo, pois neste caso é possível improvisar em caso de imprevistos.

1.3) Entradas das daminhas e pajens 

A música das daminhas e dos pajens, precisam deixar as crianças envolvidas, uma música muito lenta pode não motivar tanto as crianças no momento da entrada. 

Os temas da Disney são uma ótima pedida, mas também existem opções em músicas folclóricas.

1.4) Entrada da noiva 

Este é um dos momentos mais esperados pelos convidados em uma cerimônia de casamento. Não é preciso nem dizer, que a música da noiva deve impactar a todos. 

Tem que ser aquela música para abalar (de forma positiva, é claro) os corações de todos! 

Esta música precisa trazer à tona as vibrações positivas, principalmente para o casal. 

Fica super legal, quando a música da noiva, é uma surpresa que pode ser feita por ela, pelo noivo ou até mesmo pelos padrinhos.

1.5) Entrada das alianças 

É chegada a hora clássica do casamento, a hora de abençoar o casal. 

Combinaram muito bem, músicas que tenham este sentido, o de abençoar. 

Na hora da troca das alianças e do beijo, o casal poderá escolher ainda uma outra música, mas tudo deve ser planejado considerando o tempo de cerimônia e os demais detalhes.

1.6) Cumprimentos 

Agora os noivos, podem ser considerados casados, haverá a assinatura do livro por eles e seus padrinhos e logo após todos os pais e padrinhos poderão cumprimentá-los ainda no altar.

A música para este momento, que pode ser também um pouco longo, pode ser instrumental e por exemplo algo que fale sobre amizade.

1.7) Saída do cortejo 

A saída, tradicionalmente, costuma ser mais rápida que a entrada e sem interrupções, por isso é escolhida apenas uma música para que todos saiam da cerimônia e se dirijam a festa (se for o caso). 

Normalmente esta é a música mais animada da cerimônia e deixe a todos alegres e comemorando!

Passo 2 – Compreenda em que contexto ocorrerá a cerimônia

Isso significa, prestar atenção se o casamento será durante o dia ou durante a noite. Saber se o casamento será ao ar livre ou não.

Se a cerimônia for na praia, durante o dia, faz sentido que o repertório de músicas do casamento sejam mais leves.

Diferente de um casamento em uma igreja luxuosa que combina com um estilo de música mais pomposo, por exemplo!

Passo 3 – Escolha bons profissionais

Esta terceira etapa, poderia ser, facilmente a primeira! 

Pode parecer óbvio, mas alguns casais não levam a música tão a sério, e acabam escolhendo as músicas em cima da hora e os profissionais apenas pelo seu preço, porém uma música errada ou tocada com má qualidade pode tornar sua cerimônia frustrante..

Você não precisa escolher profissionais que fujam do seu orçamento, mas priorize profissionais que tenham qualidade e experiência com casamentos, para não se arrepender depois!

Instrumentos musicais: quais os mais indicados para o seu casamento?

Como é feita a escolha dos instrumentos musicais para o casamento, é uma questão normalmente super técnica, que avalia os tipos de música e também o ambiente. 

Um maestro profissional poderá te orientar da melhor forma!

Resumidamente, os instrumentos de corda são utilizados em músicas com som mais suave, e para melodias mais vibrantes e imponentes são utilizados os metais, como alguns instrumentos de sopro.

Lembretes importantes! Como escolher as músicas da cerimônia de casamento?

Escolher a música ideal para casar, requer um pouquinho de planejamento, e uma certa antecedência, então se você está começando a planejar o casamento agora, siga essas dicas e vai dar tudo certo!

A PLAYLIST para cerimônia de casamento mais completa do mercado

240 Sugestões de músicas para cerimônia de casamento. Aproveite 50% de desconto

E quando o assunto é como escolher as músicas da cerimônia de casamento? A Sognatori Per Caso recomenda a playlist para cerimônia de casamento da IB Music Academy.

Trata-se de uma sensacional playlist de músicas diversas para cerimônia de casamento.

Existe uma amostra de quão incrível é essa playlist num dos artigos mais completos aqui do blog, Música para Casamento – 130 incríveis ideias de músicas para cerimônia, vale a pena a leitura.

Realmente é o melhor material neste assunto existente no mercado brasileiro, não existe nada mais completo.

Para quem esta nos preparativos e planejamento do casamento, e quer economizar tempo, super indicamos este material.

Para adquirir agora segue o link do Playlist de Casamento. E você leitor deste blog pode aproveitar os 50% de desconto, mas é por tempo limitado.

Se você gostou desse artigo e fez algum sentido, deixe seu comentário, afinal sua opinião é muito importante para nós.

Se esse post ajudou você, pode ajudar também outras noivas, compartilhe lá nas suas redes sociais ou nos seus grupos de whatsapp, pra que a informação chegue a todas as noivas.

Muito obrigado por ter ficado até aqui.

Um grande abraço e fique com Deus.

1 comentário em “Como escolher as músicas da cerimônia de casamento? 7 dicas imperdíveis e mais”

  1. Pingback: TOP 10 Playlist de casamento: as músicas que não podem faltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *