MÚSICOS para CASAMENTO o QUE OBSERVAR para CONTRATAR

Músicos para casamento: o que observar antes de contratar?

Na hora que o casal pensar na data do grande dia, automaticamente já começa a planejar tudo, inclusive a música para o casamento. As dúvidas surgem quando há muitas opções para escolher, mais baratas ou caras, e o casal não consegue se decidir, deixando a escolha da trilha sonora sempre por último. Podemos achar que não, mas é um erro.

A missão da orquestra, corais e músicos para casamento em geral é criar a trilha sonora daquele momento, ou seja, fazer com que cada vez que os convidados escutem aquelas músicas fora dali, lembrem dos noivos.

Como toda etapa de um planejamento de casamento, essa também leva tempo e precisa ser pensada com muito carinho. Você irá contratar músicos para cerimônia de casamento, uma banda para casamento, ou orquestra para casamento?

Há também as opções de apenas chamar cantores para cerimônia de casamento, pianista, violinista e saxofonista para casamento. Já colocou no papel a música para casamento na igreja? Ou a história do casal será contada através de músicas entoadas pela orquestra?

Pois é, são muitos detalhes a serem pensados. Por isso, é importante observar muitos critérios antes de contratar músicos para casamento. Antes de tudo, tenha definido qual o perfil do casal, para ter nas mãos o estilo musical e se terá os mesmos músicos para casamento na festa e na cerimônia.

Depois disso, pense nas músicas que marcaram a vida do casal e se é possível reproduzi-las ao vivo, por bandas ou orquestra para casamento. Vamos as dicas sobre músicos para casamento.

Vale a pena contratar músicos para casamento?

Com certeza. Na escala de prioridades da organização do evento, os músicos para casamento devem estar no topo da lista. O mais indicado se o orçamento permitir, é ter músicos para a cerimônia e músicos para a festa de casamento. Então, definido isso, organize a contratação de músicos para casamento.

Vale a pena, desde que caiba no seu orçamento contratar bons músicos para casamento. Quer saber o que observar antes de contratar músicos para casamento? Fique com a gente e siga a leitura!

Quais as opções do mercado?

Existem inúmeras opções de músicos para casamento disponíveis, o casal consegue até mesmo escolher a formação de duo, trio, quarteto, quinteto, etc. Trouxemos as dicas de formações normalmente oferecidas por músicos para casamento.

musicos-para-casamento_

Quarteto de Cordas

Uma orquestra consegue executar com maestria um estilo de música instrumental para casamento, ou seja, sem a presença de vozes durante a execução das músicas. Caso seja o estilo dos noivos, fica muito emocionante optar por música instrumental para casamento. Uma linda opção é o “quarteto de cordas“, formado por 2 violinos, viola e violoncelo.

Orquestra para casamento

Neste caso é a indicação para casamentos com muitos convidados, que serão em espaços maiores e que comportam a estrutura de som trazida por esses profissionais. A orquestra tem um preço um pouco mais elevado que formações reduzidas, e traz uma atmosfera de luxo e sofisticação para a igreja e salão.
Na cerimônia, a orquestra de casamento, envolverá muitos músicos para casamento e uma estrutura de qualidade.

Cantores para casamento

Podendo ser apenas um cantor solista  ou um coro com muitas vozes para sua cerimônia. Para casamentos gradiosos são extremamente bem vindos coral com 16, 24 ou 32 vozes.

Grupo  de Jazz

Normalmente a formação mais comum é o  “quarteto de jazz” formado por sax + piano + baixo acústico + bateria. Em alguns casos, tendo a possibilidade da execução perfeitamente instrumental ou cantada.

Grupo de Chorinho

O grupo de choro é sem dúvida uma opção de muito bom gosto para a festa, pois trata-se da “nata” da música brasileira. Música essa, muitas vezes mais valorizada no exterior, que no próprio Brasil.

Violinos Elétricos

Uma atração muito interessante quando pensamos no fator surpresa, o trio pode fazer a abertura de pista surpreendendo a todos com “La Casa de Papel“.

Por que contratar músicos para casamento?

Se o orçamento permitir, priorize o fechamento de contrato com fornecimento de músicos para casamento sem dúvidas. Esse tipo de serviço deve estar no topo a lista de contratações porque exige escolhas a longo prazo, assim como a definição de muitos detalhes. Vamos aos motivos para contratar músicos para casamento.

Personalização

Vozes e instrumentos trazem uma marca única para a cerimônia e festa de casamento. A música para casamento vai dar um ar emocionante e criar a trilha sonora do seu momento, ainda que sejam músicas de outros cantores. Entoada ao vivo, ela traz um significado único para o momento, muito maior do que músicas gravadas e reproduzidas.

Tranquilidade

Quando contratamos bons profissionais, temos a tranquilidade de não nos preocupar em nos desgastar com a música para casamento. Quem opta por “se virar” nessa hora, precisa baixar músicas, escolher nome por nome, pagar caro por equipamentos de reprodução e procurar por sons de qualidade. Tudo isso, se contratar músicos para casamento será excluído dos seus esforços.

Sofisticação

Uma orquestra para casamento deixa tudo com uma cara mais luxuosa e de dedicação. Seus convidados irão sentir o quanto o casal preparou aquele momento escolhendo músicas que serão tocadas por profissionais de qualidade, que trazem um ar de sofisticação para todos os momentos.

Um saxofonista para casamento, por exemplo, caso seja utilizado no salão de festas, sozinho, ou com piano, já transforma qualquer momento e deixa tudo mais especial, até a hora do jantar.

Organização

Músicos para casamento são artistas profissionais, precisam ser experientes e não necessitam de nenhuma orientação especial. Sabem o local, como montar equipamentos, têm horários definidos e não precisam ser observados a todo momento, afinal, é a profissão deles.

Optando por contratar músicos para casamento, saiba que na maioria das vezes o casal contrata esses profissionais e o resto é providenciado por eles. Os noivos só precisam escolher as músicas, avisar o horário e local e esperar que tudo sairá conforme o combinado. Sem estresse e preocupação, isso, claro, se profissionais confiáveis forem contratados.

O que observar antes de selecionar músicos para casamento?

É uma escolha difícil onde o casal precisa pensar muito e prestar atenção em alguns detalhes para não ter arrependimentos. Nessa etapa, é importante já ter definido se os noivos querem uma banda, orquestra, ou grupo de músicos reduzido para o casamento.

Primeiramente, faça uma lista de músicos para casamento da sua região ou estado, para começar a seleção do melhor fornecedor.

Histórico

Pesquise no Google recomendações positivas que as noivas tenham postado referente a experiência musical que tiveram eu seus casamentos. Se puder, converse com os antigos clientes para saber como foram tratados pelos músicos.
Observe se eles tocam qualquer tipo de música e se o estilo dos músicos para casamento combinam com os noivos e com a atmosfera do evento.

Competência

Filtre sua orquestra pelo Youtube a fim de saber se vai de encontro com a sua preferência. Depois disso, faça reuniões presenciais ou por chamada de vídeo sem compromisso com os possíveis músicos e avalie a competência dos profissionais. Isso fará diferença no resultado final.

Facilidades

Muitas empresas de música para casamento oferecem uma espécie de “combo”, onde os mesmos músicos para casamento atendem a festa e a cerimônia. Se os dois serviços estiverem em um pacote e são executados com qualidade, é uma ótima opção para organizar com facilidade.

Qualidade dos músicos

O maestro Ivan costuma dizer que qualidade musical é obrigação de qualquer orquestra, e não diferencial. Veja vídeos, peça exemplos e marque reuniões para sentir a confiança que precisa e atestar a qualidade dos profissionais.

Comprometimento

Observe se os músicos para casamento demonstram comprometimento e envolvimento com o evento. Em outras palavras, eles precisam estar sempre em contato, dando sugestões e presentes para que noivos e músicos se entendam. Preste atenção na personalidade de cada um deles e como eles tratam os outros clientes para escolher com sabedoria.

Experiência

É muito importante contratar músicos para casamento que sejam não só renomados, mas experientes, e acima de tudo, os noivos não tenham surpresas, já que são profissionais que sabem exatamente o que fazer nos momentos bons ou nos eventuais problemas.

Em conclusão, em qualquer tipo de evento, é possível que aconteça imprevistos e ter profissionais que saibam lidar com eventuais situações, com sabedoria e flexibilidade é a garantia de um casamento de sucesso.

Diga-nos o que achou deste artigo, sua participação é muito importante aqui.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!