A ordem de entrada na cerimônia de casamento

Qual é a ordem de entrada na cerimônia de casamento?

Saber a ordem de entrada na cerimônia de casamento é fundamental para visualizar com clareza o grande dia do seu casamento.

Trazendo facilidade na hora de escolher as músicas, acima de tudo, criar o playlist da cerimônia não é uma tarefa tão fácil assim.

Neste artigo, você vai ficar super informada sobre os protocolos de entrada na cerimônia religiosa: todos os segredos para brilhar no seu casamento e ter músicas incríveis na sua cerimônia.

Para isso veremos detalhadamente:

  • A ordem de entrada na cerimônia de casamento
  • A importância real das músicas para a cerimônia de casamento
  • Porque escolher música ao vivo para cerimônia de casamento
  • Músicas que não devem tocar no casamento
  • Organizar de forma prática as músicas e ordem de entrada para a cerimônia de casamento
  • Pontos importantes para escolha da ordem de entrada e das músicas
  • O que os noivos precisam saber para contratar os músicos
  • A melhor música para cada momento do casamento de acordo com a ordem de cerimônia do casamento
  • Variações modernas para ordem de entrada de um casamento

O primeiro ponto, é compreender o conceito de uma cerimônia, quanto ao repertório.

O sonho do casamento começa a ser realizado, quando o casal consegue ver as ideias indo para o papel. 

Ela, a noiva, começa ver o que sempre sonhou tomar forma, ele quer proporcionar um momento mágico para todos e concretizar a união com sua amada.

As músicas a serem escolhidas terão o papel extremamente importante durante a cerimônia.

Na escolha das músicas a noiva e o noivo trarão para o grande dia as emoções da união do casal. 

Muitas vezes, os casais tem aquela música do primeiro beijo, ou aquela música que conta uma história muito parecida com a sua.

Qual a importância real das músicas para a cerimônia de casamento?

As músicas serão como alma da celebração de casamento, portanto será algo de extrema importância na cerimônia de casamento

A escolha das músicas para o casamento darão identidade a cerimônia, que é uma das partes mais emocionantes do grande dia. 

Será a partir das músicas que os convidados e os noivos irão se emocionar e passar todas a vibrações positivas para união do casal. 

Todos os sentimentos de carinho, cuidado, amor e romantismo serão expressados através das músicas, de forma que as palavras às vezes não traduzem.

É muito importante que o casal dê atenção especial a escolha das músicas, acima de tudo que elas estejam de acordo com seus gostos.

E também tenham alta qualidade para compor uma cerimônia inesquecível.

Por que devo escolher música ao vivo para cerimônia de casamento?

Qual-a-ordem-de-entrada-na-cerimonia-de-casamento

A música tocada no casamento, deve ter qualidade impecável!

A música é uma parte da cerimônia de casamento muito marcante e que ficará na memória de todos. 

Prova disso é quando assistimos a um filme romântico, normalmente ele tem músicas que compõem as cenas e nos fazem lembrar daquela história de amor sempre!

Uma cerimônia de casamento também é como contar uma história de amor, e através da música ao vivo, todos serão impactados!

A música ao vivo, torna a cerimônia mais humana, além de diversos benefícios que a escolha de uma orquestra ou banda podem proporcionar ao casamento, como por exemplo:

Mais personalidade

Com o trabalho de um maestro, a música escolhida pelo casal poderá ter muito mais personalidade, podendo ser encurtada ou estendida.

De acordo com a preferência dos noivos, poderá mudar de forma personalizada o tom ou estilo.

Por melhor que seja a organização da cerimônia de casamento, sempre podem ocorrer imprevistos, como alguém demorar mais do que o esperado para entrar.

A música ao vivo pode adaptar melhor cada situação do que simplesmente cortar uma gravação no meio ou ter que repetir a faixa várias vezes.

Um espetáculo audiovisual

A música ao vivo traz um ar de espetáculo. Adereços de palco, solos instrumentais, cenários elaborados, painéis ou cortinas de led, fazem com que o show se torne um atrativo mais requintado, tanto sonoro, quanto visual.

Escolher um coral e orquestra experiente, com boa desenvoltura podem fazer com que o casamento se torne inesquecível. Investir em profissionais especializados garantirá uma cerimônia especial.

E por falar em ordem de entrada na cerimônia de casamento…

O profissional organizará tudo junto com os noivos para trazer as melhores soluções de som e imagem para o grande dia, sempre de acordo com o desejo e o orçamento do casal.

Músicas que não devem tocar no casamento

É preciso prestar atenção nas letras das músicas escolhidas, às vezes algumas músicas falam de amor, mas podem também remeter a separação e sofrimento, obviamente este tipo de músicas não são adequados para a celebração de casamento. 

Músicas com mensagens muito intrínsecas ou relacionadas a brincadeiras particulares do casal podem não fazer sentido para os convidados e torná-los distraídos e desconectados da cerimônia.

Como organizar as músicas e ordem de entrada para a cerimônia de casamento?

Organizar-as-musicas-e-ordem-de-entrada-para-a-cerimonia-de-casamento
Organizar as músicas e ordem de entrada para a cerimônia de casamento

Primeira dúvida, que o casal tem, normalmente, é em que momento devem planejar e escolher as músicas para o casamento. 

É importante que os noivos conversem com o maestro e demais profissionais para combinar esses prazos.

Lembrando que os profissionais responsáveis pelas músicas do casamento, precisam de tempo para preparar o repertório, quando o tema for músicas com arranjos personalizados.

Os noivos devem listar suas ideias para os momentos da cerimônia que haverão músicas, e devem se atentar para o tempo de cerimônia.

A quantidade de músicas dentro de uma cerimônia, vai refletir diretamente na duração da mesma.

Recomenda-se que o casamento não seja muito longo, para não se tornar cansativo para os convidados, e principalmente para as crianças.

Pontos importantes para escolha da ordem de entrada e das músicas:

  1. Alguns celebrantes e locais de cerimônia podem ter restrições ou exigências, quanto ao repertório, é importante se atentar a isto para evitar qualquer imprevisto.
  1. É importante a definição do estilo de celebração que será produzido, cerimônias religiosas normalmente requerem estilos de músicas diferentes de celebrações civis ou outros estilos.
  1. Os noivos devem escolher as músicas de acordo com suas preferências, mas também é necessário pensar no estilo dos padrinhos, pais, pajens e daminhas que participarão ativamente da cerimônia de casamento.
  2. É crucial para as decisões do repertório, o período do dia que acontecerá o casamento, pois casamentos realizados durante o dia, combinam com músicas mais leves, enquanto casamentos noturnos combinam com músicas mais solenes.

O que os noivos precisam saber sobre os músicos a serem contratados?

Musicos-para-casamento-o-que-observar-antes-de-contratar.

Caso você tenha lido o artigo Músicos para casamento: o que observar antes de contratar? você terá a clareza da importância.

É importante o casal compreender as variedades e diferenças nas formações que são oferecidas.

Podendo ser de forma instrumental, com orquestra de todos os tamanhos, ou também com vozes, sendo cantor solista ou coral de diferentes tamanhos.

Quarteto de cordas também é uma formação muito interessante, versátil e bem procurado.

Normalmente o noivos contratam orquestras e corais para a cerimônia.

E para a festa existem atrações, como por exemplo um grupo de jazz para dar glamour no inicio, para casamentos de dia um grupo de chorinho é uma interessante opção.

Existem ainda os violinos elétricos para a abertura da pista de dança, entre outros. Com certeza, você estará abrilhando ainda mais seu casamento. 

É bom conhecer bem a empresa e seus profissionais para acertar na escolha. 

A empresa contratada precisará auxiliar os noivos a avaliar coisas como, quais instrumentos são os mais adequados e tempo para cada música. 

Recomendo o uso das cordas no caso de noivos que curtem um som mais suave. Se gostam de um som mais impactante, a presença dos metais e percussão dará o tom.

Qual a melhor música para cada momento do casamento de acordo com a ordem de cerimônia do casamento?

Além da ordem de entrada na cerimônia, a escolha das músicas também deve ser de acordo com o estilo de casamento.

Será um casamento clássico e tradicional, ou será um casamento moderno?

Música para casamento clássico e tradicional

Casamentos tradicionais, em igrejas ou lugares fechados, exigem músicas clássicas e ordem de entrada mais formais.

Como por exemplo uma orquestra e coral, cantando e tocando a Marcha Nupcial, que é uma das músicas mais pedidas pelas noivas quando o sonho delas é um casamento clássico.

Música para casamento moderno

Casamentos modernos, em lugares abertos, como praia ou sítio, ao ar livre, exigem músicas mais suaves e descontraídas. Harmonizadas com instrumentos como flauta e/ou violino.

Você sabe a ordem de entrada na cerimônia de casamento?

Atualmente existem diversas variações para a ordem de entrada na cerimônia de casamento, até porque cada família e cada casal tem suas particularidades.

Mas alguns rituais tradicionais ainda são muito usados, assim como o vestido branco para noivas.

Normalmente a ordem de entrada na cerimônia de casamento acontece da seguinte forma:

Entrada de pais e padrinhos

O pai do noivo entrará com a mãe da noiva, além disso, entram os padrinhos.

Por exemplo, se o número de padrinhos ultrapassar 12 casais, é ideal utilizar 2 músicas para que não se torne repetitivo.

Músicas cantadas sobre amizade, temas de filme, músicas clássicas ou instrumentais são interessantes para esse momento, lembrando que este é o primeiro momento do casamento.

Para este momento e para entrada do noivo, as músicas podem ser alegres e impactantes, no entanto, a entrada da noiva é a mais importante.

Entrada do noivo

O noivo é personagem fundamental para as escolhas, principalmente na parte musical, seja nas músicas da cerimônia, ou nas músicas da festa.

A música do noivo pode ser uma declaração do seu amor, uma oração, ou algo que ele realmente se identifique.

Ela será a primeira a realmente tocar o coração de todos.

Cortejo Infantil

Esse é um momento alegre e de muita descontração, arrancando alguns risos dos convidados. Entram os pajens, daminhas ou floristas.

São boas opções, músicas instrumentais, temas de filmes infantis, músicas folclóricas ou outras músicas mais singelas.

Entrada da noiva

Este é o ponto mais alto, o ápice da cerimônia de casamento.

Se o local comporta uma uma quantidade considerável de músicos, uma formação grande trará este momento ainda mais impactante!

Normalmente as orquestras tocam a Marcha Nupcial de Mendelsohn por ser um tema marcante.

Após a entrada da noiva, é dado início a celebração, os noivos receberão as boas-vindas e a cerimônia começará.

Em seguida haverá a leitura do evangelho no caso das cerimônias realizadas em igrejas católicas.

Pode ser pedido neste momento, pelo padre, que seja tocada a música de aclamação ao evangelho, por isso um dos pontos importantes para escolha da ordem de entrada e das músicas é se atentar se o local do casamento ou o celebrante fazem algum tipo de exigência ou restrição.

Após este momento, o casal faz os votos matrimoniais, e partir deste momento, já serão considerados marido e mulher.

Entrada das alianças

Após os votos o celebrante irá pedir a entrada das alianças.

No momento da entrada das alianças podemos seguir os mesmos critérios sugerido no cortejo infantil com pajens, daminhas ou floristas.

Benção das alianças

Músicas suaves por se tratar de um momento reflexivo e profundo.

Para cerimônias católicas este é o momento da Ave Maria.

Depois das alianças, haverá o momento onde o casal tomará a santa eucaristia, onde será tocada outra música.

Após a santa eucaristia é realizada a assinatura do livro, onde deve ser tocada uma música especial para o casal.

Cumprimentos

Finalizando a celebração, os noivos deverão se posicionar para o cumprimento dos padrinhos e algumas fotos.

O ideal é escolher de 2 a 3 músicas para este momento, que pode demorar um pouco.

Saída

E por fim o momento mais descontraído do casamento, de dever cumprido, teremos a música de saída do noivos.

Mas afinal, quem entra primeiro na igreja no dia do casamento?

Ao longo desses mais de 25 anos, já presenciei os padrinhos iniciando a cerimônia do casamento, e alguns casamento, o noivo fazendo às honras

Logo mais teremos um artigo falando das músicas para casamento, do tradicional ao moderno, músicas para casamento católico, músicas para casamento evangélico, e muito mais… 

Variações modernas para ordem de entrada de um casamento

Em cerimônias de casamento mais modernas podem haver algumas variações na entrada do cortejo.

Por exemplo os padrinhos, podem entrar separados, ao invés de entrarem com os braços dados, este formato é conhecido como cortejo americano.

O que pode ser interessante quando os convidados a serem padrinhos não são necessariamente um casal.

O noivo pode não entrar com a mãe, e sim com o pai e com os padrinhos.

Fica um cenário interessante para fotos também quando a noiva faz uma entrada solo.

O mesmo serve para o noivo caso, ele não tenha sua mãe para entrar, poderá escolher alguém especial que represente a figura materna.

Fica a critério do casal escolher por um modelo de casamento tradicional ou mais moderno com algumas alterações. O importante é celebrar o amor e tornar o momento do casamento inesquecível.

Ebook grátis de casamento

E agora sim venho revelar um presente que tenho a você que acompanhou este artigo até agora.

Quero te presentear com um lindo e completo e-book que preparei para você, sobre o assunto de hoje. A ORDEM DE ENTRADA NA CERIMÔNIA DE CASAMENTO. Clique no link para baixar.

Se você gostou desse artigo e fez algum sentido, escreva aqui embaixo nos comentários, afinal sua opinião é muito importante pra mim.

Se esse post ajudou você, pode ajudar também outras noivas, compartilhe lá nas suas redes sociais ou nos seus grupos de whatsapp, pra que a informação chegue a todas.

Muito obrigado por ter ficado até aqui.

Um grande abraço e fique com Deus.

Maestro Ivan Basilio

10 comentários em “Qual é a ordem de entrada na cerimônia de casamento?”

  1. Pingback: Músicas para entrada da noiva [GUIA COMPLETO]

  2. Pingback: 130 Músicas para Casamento: incríveis ideias de músicas para cerimônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *