Marcha Nupcial: A música mais famosa do mundo nos casamentos

Marcha Nupcial: a música mais famosa do mundo nos casamentos. Você quer saber mais sobre? Será que ela é uma boa opção para a entrada da noiva atualmente? Como surgiu essa tradição?

Preparei esse artigo com curiosidades e dicas sobre esse tema, para que você possa tomar a decisão certa sobre a Marcha Nupcial em seu casamento, ou seja, o que mais combina com o casal! 

Então vamos ao assunto, hoje em dia, é comum que a noiva entre com outras músicas nas cerimônias de casamento, mas a Marcha Nupcial sai na frente na disputa. 

Ela é disparada, a música mais escolhida pelas noivas para o grande e esperado momento da sua entrada, inclusive existem noivas que fazem combinação de sua música preferida com a marcha nupcial.

 O que é Marcha Nupcial?

Ela é a música mais tocada no mundo, quando o assunto é cerimônia de casamento.

Mas afinal, o que é exatamente a Marcha Nupcial? 

Normalmente tocada com trompetes que representam o que antigamente eram os Clarins Triunfais. 

Os clarins eram tocados na antiguidade, para destacar a importância de um determinado momento, como por exemplo a entrada de reis, rainhas e pessoas da alta sociedade nos povoados. 

As marchas nupciais foram utilizadas em diversos momentos da histórias, inclusive em peças teatrais.

As marchas mais conhecidas e tocadas em casamentos, são a de Wagner e a Mendelssohn. 

Elas foram tocadas no casamento da princesa Vitória, filha do Imperador Frederico III, no ano de 1858. 

Vitória foi uma das primeiras mulheres a se casar de vestido branco e por vontade própria, o que quebrou totalmente os padrões da época.

Anteriormente, a tradição era que mulheres não se casavam de branco e sim com vestidos de cores fortes e seus casamentos eram arranjados por seus pais e não por escolha do noivo e da noiva.

Cerimônia de casamento da Princesa Vitória

Origem e tradição da música mais famosa de casamento

A princesa Vitória utilizou as duas marchas nupciais em seu casamento. 

Ela escolheu a Marcha Nupcial de Wagner para sua entrada na igreja e a Marcha Nupcial de Mendelssohn para a saída.

Existem inclusive boatos de que essas Marchas não deveriam ter sido usadas em seu casamento pois não foram criadas com uma alegria, a princípio elas teriam um tom mais de tristeza quando foram utilizados nas peças originais.

Porém de fato a moda da princesa Vitória pegou e não é a toa que até hoje, mais de 160 anos depois, muitas mulheres escolhem essa música.

E se você sempre sonhou em entrar na igreja ao som do “tan tan tan tan”, você pode realizá-lo!

No Brasil, a versão mais utilizada é a Marcha Nupcial de Mendelssohn que foi criada para a peça “Sonho de Uma Noite de Verão”, de William Shakespeare.

Mas também existe quem prefira a Marcha Nupcial de Wagner que foi constituída para o ópera Lohengrin. Vamos explicar logo abaixo a diferença entre as duas. 

Marcha Nupcial de Mendelssohn x Marcha Nupcial de Wagner

Se você pensou em ter a marcha nupcial no seu casamento, é válido reconhecer a diferença entre essas duas que são as mais famosas. 

A primeira diferença, e que pode ser muito importante se você for realizar uma cerimônia de casamento religiosa, é que a Marcha Nupcial de Wagner já foi banida algumas vezes em cerimônias judaicas. 

Assim como a Marcha Nupcial de Mendelssohn também já foi banida em cerimônias católicas. 

Sendo assim, consulte os responsáveis religiosos pela condução da cerimônia para que não existam constrangimentos. 

Mas caso, não haja nenhum tipo de restrição e você queira uma cerimônia super clássica e tradicional, como a da princesa Vitória, você pode ainda escolher que sejam tocadas as duas marchas, a de Wagner na sua entrada e da Mendelssohn na saída.

A Marcha Nupcial de Wagner, foi tocada pela primeira vez em 1842 e é mais antiga que a de Mendelssohn que é de 1858. 

Para facilitar que você possa identificar a diferença entre as duas, a Marcha de Wagner ficou conhecida com o famoso “Lá vem a noiva” e a Mendelssohn pelo seu ritmo “tan tan tan tan”.

Se você quer escutar as duas, para diferenciar facilmente vou deixar este vídeo que vai te ajudar, além de tratar sobre músicas para entrada da noiva, com ideias e sugestões.

Marcha Nupcial, o que pode substituí-la? 

Se você não está convencida de que a Marcha Nupcial é a melhor escolha para sua cerimônia de casamento, fique tranquila! Claro que hoje o casamento pode e deve ser personalizado, como os noivos preferirem absolutamente. 

A cerimônia deixou de ter que ser muito tradicional. 

As noivas e os noivos querem cada vez mais inovar e trazer novas sensações para os seus convidados, e não há nenhum tipo de problema nisso. 

Existem algumas músicas que estão sendo bastante utilizadas no lugar da marcha nupcial e vamos listar aqui 12 músicas que foram substituídas pelas noivas pela Marcha Nupcial em seus casamentos:

1 – A Thousand Years (Christina Perri) 

2 – Como é grande meu amor por você (Roberto Carlos)

3  – She (Elvis Costelo)

4  – All of me (John Legend)

5 – Canon (Pachelbel)

6 – The Deeper The Love (Whitesnake)

7 – I Won´t Give Up (Jason Mraz)

8 – Nona Sinfonia (Beethoven)

9 – Con Te Partiró (Andrea Bocelli)

10 – Set Fire To The Rain (Adele)

11 – The Only Exception (Paramore)

12 – Iris (Goo Goo Dolls)

13 – Love Actually (The Original Soudtrack)

14 – Duas Metades (Jorge e Mateus)

Diferente das Marchas Nupciais, essas músicas assim como algumas outras, tem um significado e expressam palavras que podem retratar verdadeiramente o sentimento do casal. 

Se você, noiva, tem uma música que expressa seu amor ou seu sentimento de estar se casando, sem dúvidas ela pode ser a escolha perfeita que vai emocionar e deixar todos atentos tanto quanto as Marchas Nupciais. A escolha é sua!

Vale ressaltar que se a noiva quiser, ela também pode combinar com a orquestra uma junção da Marcha Nupcial com sua música preferida, ou até mesmo a música preferida do casal. Quem sabe até fazer uma linda surpresa ao noivo, que vai estar esperando no altar?

Marcha Nupcial + Tema da Disney 

A noiva pode organizar com os músicos, sem que o noivo saiba para que seja tocada a Marcha Nupcial e de repente uma outra música que seja importante para o noivo também!

Ou vice-versa, uma surpresa linda e emocionante que a noivo oferece à sua amada, sem que ela saiba, assim como neste maravilhoso casamento que tivemos o prazer de participar.

Ela não estará esperando por isso e ficará surpreso. Pode ser uma linda homenagem, não é mesmo? 

Marcha Nupcial: trompete, coral, orquestra

Caso sua escolha seja a Marcha Nupcial, é muito válido que você escolha músicos experientes e que preferencialmente a música seja tocada ao vivo, pela qualidade e pela emoção que esse momento traz. 

Existem 130 incríveis ideias de músicas para a cerimônia que postamos num outro artigo, vale a pena a leitura.

Certamente com um maestro experiente a noiva não precisará se preocupar, e poderá ficar relaxada para curtir o seu momento.

Mas se você é uma noiva antenada e que gosta de ficar por dentro de todos os detalhes, é válido saber que, tradicionalmente, a Marchas Nupcial é tocada por trompetes ou clarins como eram utilizados antigamente. 

Os instrumentos de sopro produzem emoção e deixa todos atentos para entrada da noiva. 

No entanto, a Marcha Nupcial também é composta por instrumentos como violinos, teclado, percussão, etc.

Marcha nupcial em cerimônia ao ar livre, pode?

Sim! Apesar de algumas noivas terem essa dúvida, não há nenhum tipo de restrição para a Marcha Nupcial ser tocada em casamentos ao ar livre. 

Pode ser casamento na praia, no campo, rústico ou pomposo, todos podem tocar Marcha Nupcial. 

O mais importante é que a cerimônia seja de acordo com o que foi sonhado e planejado pelos noivos.

Os noivos só não podem deixar de verificar junto com maestro o melhor local para que a orquestra se posicione para que o som alcance da melhor forma todos dos convidados.

E se você está naquela fase gostosa de inicio de planejamento, decidindo os melhores fornecedores para realizar seu grande dia, clique no botão abaixo para solicitar um orçamento com a Sognatori Per Caso.

Afinal de contas, para Sognatori Per Caso será uma alegria e satisfação participar deste momento tão especial na sua vida.

Um grande abraço e fique com Deus.

4 comentários em “Marcha Nupcial: A música mais famosa do mundo nos casamentos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *