Participação dos avós na cerimônia de casamento

A participação dos avós na cerimônia de casamento não tem preço, como diz a publicidade da Mastercard.

Se os noivos estão pensando nisso, não é apenas levando as alianças que os seus avós se encaixam para participar da cerimônia de casamento.

Para este assunto muito singelo, se eu eu fosse você não perderia esta leitura até o final, pois está demais!

Entre os pontos, falo sobre:

  • 7 formas de participação dos avós na cerimônia de casamento
  • Envolvendo pessoas especiais
  • Como posso fazer para que meus avós participem?
  • Avós levando as alianças
  • Participação dos avós levando a Bíblia
  • Música de casamento para entrada dos avós
  • O que fazer se nem todos meus avós podem participar da cerimônia?

7 formas de participação dos avós na cerimônia de casamento

  1. Nome nos convites

Uma forma prática e simples para que os avós já se sintam parte de seu casamento é colocar além do nome dos pais o nome dos avós nos convite de seu casamento.

  1. Coringas do cortejo

Seus avós podem servir como coringas em caso de seus pais serem separados ou até mesmo ausentes. Se seus avós ainda são vivos, eles podem te apoiar.

Na entrada da noiva, por exemplo, caso a mesma tenha o pai falecido ou ela não queria entrar com o mesmo, pode entrar com sua avó ou avô.

Na saída da cerimônia também se seus pais forem separados, os avós podem ajudar, caso seus pais não queriam sair juntos.

  1. Entrada especial

O fato é que para seus avós, já será uma ótima homenagem se eles tiverem uma entrada especial no cortejo, carregando algo que tenha algum significado também importante.

Uma santa para o caso de quem é católico, por exemplo. Um terço, uma bíblia, plaquinhas, ou qualquer outra coisa que o casal acredite que faça sentido.

  1. Avós com pajens e daminhas ou padrinhos

Além disso, os avós podem ser escolhidos como pajens e daminhas, floristas ou até mesmo padrinhos de seu casamento.

Se você deseja tê-los participando na cerimônia, não meça esforço para isso!

  1. Renovação dos votos

Pode ser que seja oportuno, para os seus avós poderem aproveitar a cerimônia de seu casamento para que eles façam um renovação de seus próprios votos de casamento.

Isso dará um toque ainda mais emocionante. Não deixe de perguntar a eles, se gostariam.

  1. Faça com que eles se sintam confortáveis

Independente da forma que você escolher para que seus avós participem da cerimônia, é essencial prezar pelo conforto e segurança deles.

Verifique com seus avós se eles se sentem seguros para entrar sozinhos ou não. Não há nenhum problema se eles entrarem acompanhados de alguém que possa ajudá-los no caminho até o altar.

Lembre-se também de deixar seus avós a vontade para escolher os trajes que se sintam confortáveis, inclusive em relação a cores.

  1. Faça um convite especial

Não se esqueça de como escrever no convite de casamento para os avós, eles merecem um convite especial também.

Você pode até preparar uma lembrança especial como uma caneca com os dizeres: Avó(ô) da(o) Noiva(o). Eles se sentirão orgulhosos em receber o presente.

Envolvendo pessoas especiais

Normalmente os noivos querem envolver pessoas especiais em sua cerimônia.

Nossos avós são para lá de especiais em nossas vidas, eles tem uma super influência em nossa criação e educação e trazem aquela memória afetiva de partes importantes do que vivemos até aqui. 

Sem dúvidas, seus avós merecem muito, ser bem homenageados em sua cerimônia de casamento.

Avós: pais dos nossos pais; combinação de zelo e carinho, risadas e amor; pessoas que amenizam nossos erros, comemoram cada um de nossos sucessos e encorajam nossos sonhos.

Como posso fazer para que meus avós participem da minha cerimônia de casamento? 

O jeito mais singelo e que é super significativo para os avós é que eles participem desde os preparativos, conte a eles o que vocês estão planejando e deixe que deem a opinião deles também!

Fazer homenagem para avó em casamento, pode ser algo simples, porém é preciso pensar em alguns detalhes. 

Separei alguns tópicos para você não perder nada e incluir seus avós na sua cerimônia de casamento, mesmo que eles não possam por algum motivo entrar com o cortejo.

Sem dúvidas, seus avós se sentirão honrados em participar de um momento tão especial em sua vida e será super enriquecedor para o seu casamento! 

Avós levando as alianças

Se tem uma coisa que emociona os convidados e principalmente os noivos nos casamentos é ver os seus avós entrando com aliança na cerimônia. 

Essa é a forma mais clássica para que os avós participem da cerimônia de casamento. Eles se sentem honrados e importantes. 

Essa entrada pode ser feita pelos avós como um casal, ou somente por um dos dois. É mais comum que aconteça a entrada avó com alianças

Normalmente, elas que tem forte influência em nossas vidas, são escolhidas como damas de honra, pelos noivos! 

Este será um momento de muita emoção para sua avó, e tudo começará no momento do convite. 

Você sabe como fazer o convite para avó levar as alianças? Vamos lá, torne o momento importante, mas vá com calma, com certa idade ficamos mais frágeis para fortes emoções.

Antes mesmo do convite sua avó já vai estar super feliz se você dividir com o ela o que tem planejado para o seu casamento. 

Você pode presenteá-la com um buquê de flores, por exemplo e entregar-lhe um convite personalizado, falando da importância dela e pedindo suas bênçãos para aliança.

Deixe claro, que tudo ocorrerá de forma confortável e segura para ela. 

Inclusive se sua avó é muito velhinha e você não quer desgastá-la fisicamente, reserve as primeiras cadeiras, mais próximas ao altar para que ela já esteja próxima no momento da entrega das alianças.

Participação dos avós levando a Bíblia

Em 06/05/2017 a Sognatori Per Caso realizou uma linda cerimônia na Capela São Francisco de Assis, onde tivemos uma lindíssima surpresa aos noivos.

Natalia e Henrique receberam seus avós trazendo a Bíblia.

E o mais bacana que os noivos não sabiam dessa linda homenagem, a expressão no rosto do casal foi surpreendente, traduzindo toda a importância do tema.

Música de casamento para entrada dos avós

Como você pôde perceber até aqui, seus avós podem e devem participar de sua cerimônia de casamento.

Basta você escolher o momento que eles podem se encaixar melhor, de acordo com os seus desejos e também com as necessidades deles.

Dependendo do momento, pode ser que você deva escolher uma música específica para o momento.

Se sua avó, for entrar no cortejo carregando uma plaquinha por exemplo, vai ficar lindo uma música escolhida especialmente para ela.

Nossos avós sempre nos abençoaram, desde o nosso nascimento. Sendo assim músicas que falam sobre bênçãos, como Nossa Senhora do Roberto Carlos, podem combinar super bem e emocionar a todos.

Se seus avós estiverem bem fisicamente, você também pode convidá-los para dançar um música em sua festa de casamento. 

Que tal escolher uma música que tocava no tempo deles e convidá-los para a pista? Sem dúvidas, eles irão se sentir revigorados em participar desta forma também!

O que fazer se nem todos meus avós podem participar da cerimônia?

Sabemos que por vários motivos, pode ser que nem todos seus avós participem ativamente da cerimônia de seu casamento, mas não precisa deixar de incluí-los de alguma forma nesse momento importante da sua vida.

A noiva pode por exemplo, fazer uma homenagem a avó falecida no casamento, no momento em que estiver fazendo seus votos. 

Nesse momento onde existe uma retrospectiva, os avós podem ser citados, pois sem dúvidas eles deixaram bons ensinamentos sobre amor em nossas vidas.

Os avós também podem ser homenageados na recepção, com um cantinho reservado com fotos antigas, que contêm as origens das famílias, do noivo e da noiva.

Se eles foram importantes em sua vida, abdique de deixar uma mensagem em seu casamento para os seus avós.

Uma outra forma de homenagear avós ausentes é fazer com que algo que foi deles, faça parte da cerimônia. 

Como por exemplo, a noiva pode usar uma jóia que tenha sido de sua avó ou da avó do noivo. O noivo também pode fazer o mesmo usando um suspensório que tenha sido de seu avô. 

Medalhas com a imagem dos avós também são uma forma de enaltecer a memória deles e homenageá-los.

Enfim, o céu é o limite para a criatividade neste momento tão lindo de homenagens numa cerimônia de casamento inesquecível…

Para você que me acompanhou até aqui, quero oferecer de cortesia o e-book que a Sognatori Per Caso preparou para você, “COMO TER A MELHOR MÚSICA NO CASAMENTO – O GUIA COMPLETO”. Clique no link para baixar.

O que você acha de convidar os avós para participar do casamento?

Compartilhe suas ideias conosco, será uma alegria receber seu comentário.

Grande abraço e até semana que vem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *