Noivas sonham em fazer seu casamento na Igreja São José do Jardim Europa

Casamento na Igreja São José do Jardim Europa

Casamento na Igreja São José do Jardim Europa sem dúvida está entre as igrejas mais disputadas pelas noivas de São Paulo. Localizada em uma região nobre da zona oeste de São Paulo, pode proporcionar bastante luxo e requinte para sua cerimônia. 

Neste artigo vamos apresentar diversas dicas e informações valiosas, com tudo que você precisa saber para realizar seu casamento nesta igreja.

E hoje vou falar dessa belíssima e tradicional igreja de SP, incluindo seus fatos históricos, origem e curiosidades.

Leia até o final para conhecer tudo sobre a igreja, fatos históricos, curiosidades, sobre as regras e todos os detalhes para seu casamento ser impecável. E ainda veremos:

  • Preparativos para o casamento na Igreja São José do Jardim Europa
  • História da Igreja São José do Jardim Europa
  • O Padroeiro
  • Pontualidade e quantidade de padrinhos
  • Curso de noivos
  • Decoração
  • Assessoria
  • Salão de Festas
  • Música para casamento – Coral e Orquestra

Os casamentos vem se modernizando cada vez mais, e ao longo do tempo alguns rituais vão sendo deixados de lado, mas para muitas noivas ainda existe um sonho marcante de entrar em uma igreja grande e tradicional, com seu vestido branco!

Um casamento para ficar na memória de todos, precisa de uma igreja acolhedora e elegante. Casar na Igreja São José do Jardim Europa, guarda uma decoração incrível, para ser sempre lembrada tanto pelos noivos quanto pelos convidados, além de toda infraestrutura que seu casamento precisa para ser espetacular!

A Igreja São José, que já foi palco de casamento de alguns famosos, é um tanto disputada entre os noivos, por isso você precisa estar por dentro de todos os detalhes para fazer sua reserva de data e preparar tudo com antecedência.

Preparativos para o casamento

A primeira etapa dos preparativos do casamento deve ser, impreterivelmente, a escolha da igreja e o agendamento da data de sua preferência com a igreja.

No caso da igreja São José do Jardim Europa, a orientação da igreja é que o processo de matrimônio como a entrega de documentos, a realização do curso de noivos e o agendamento da data da cerimônia, seja iniciado com antecedência de no mínimo 6 meses da data desejada para a celebração.

É bom já ir pensando no número de convidados também, a Igreja São José do Jardim Europa tem espaço para acomodar 200 convidados sentados, com total infraestrutura, inclusive ar-condicionado.

Existe a possibilidade de você se casar nesta igreja, em praticamente qualquer dia da semana, exceto aos domingos e às segundas-feiras.

Os horários para realização das cerimônias são conforme a lista abaixo:

  • Terças, quartas e quintas-feiras: 18h, 19h ou 20h.
  • Sextas-feiras: 18h, 19h, 20h, 21h.
  • Sábados: 11h, 17h, 18h, 19h, 20h, 21h

Caso a sua data escolhida seja um feriado, você precisará consultar a possibilidade de agendamento com a secretaria da igreja.

História da Igreja São José do Jardim Europa

Noivas sonham em se casar na Igreja São José do Jardim Europa

No ano de 1928, Dom Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo, em seu jubileu episcopal de prata (ou seja na comemoração de seus 25 anos a serviço da igreja), decidiu criar novas paróquias na região dos Jardins, que na época estava crescendo bastante e em alto desenvolvimento. 

A partir disto, começaram arrecadações para a construção, então após 2 anos da decisão de Dom Duarte, foi fundada a Igreja São José do Jardim Europa. 

Localizada na Rua Dinamarca, nº 32, do famoso bairro Jardim Europa, a Igreja São José do Jardim Europa, foi inaugurada oficialmente no dia 19 de março de 1930. 

O terreno que a igreja foi construída, foi cedido pelo Sr. Manoel Garcia e sua esposa Dona Henriqueta do Rodovalho Lebre.

A 1ª missa, realizada pelo Cônego Melchior Rodrigues do Prado. 

A igreja tem como seu padroeiro São José, pois 19 de março também é celebrado o dia deste Santo.

O estilo e a arquitetura atual são italianos góticos, o altar tem um design elegante e existem alguns vitrais coloridos, semelhantes a Igreja de Bolonha. O que torna a igreja São José, um tanto charmosa!

De acordo com as fontes da arquidiocese de São Paulo, o primeiro ato religioso marcante foi a comunhão de 40 crianças do bairro do Itaim, no dia 30 de março do mesmo ano da inauguração.

Durante os anos, foram feitos diversas reformas e reparos, o que foi tornando a igreja cada vez mais congruente e de acordo o bairro Jardim Europa, que é um bairro nobre de classe média alta.

Atualmente a igreja é frequentada por famílias tradicionais que moram no bairro e outras regiões vizinhas.

O Padroeiro

São José, também conhecido como o homem que agradou a Deus, foi um homem íntegro em sua vida.

Ele teve como missão ser o pai de Jesus na terra, ensinou seu filho o caminho do trabalho e o protegeu quando necessário.

Em alguns países católicos na europa como Espanha e Portugal, no dia de São José também é celebrado o dia dos pais. 

Sem dúvidas, ele representa muito bem os valores da família, principalmente como pai e marido. 

Orientações para o grande dia

Pontualidade e quantidade de padrinhos

Para que tudo aconteça da melhor forma no grande dia, todos os participantes da cerimônia devem estar cientes e comprometidos, com a necessidade de pontualidade para o ritual do casamento.

Os padrinhos deverão se apresentar pelo menos, 30 minutos antes da celebração, assim como o noivo, pais dos noivos, pajens e daminhas. Os padrinhos devem assinar a ata antes do início da cerimônia.

A noiva deverá estar presente 5 a 10 minutos antes do horário combinado para início. Caso haja atraso, a cerimônia precisará ser encurtada para respeitar os limites de horário da igreja.

Na igreja São José do Jardim Europa, são permitidos até 5 casais de padrinhos para a noiva e 5 casais para o noivo. Total de 10 casais padrinhos, que deverão permanecer no altar durante a cerimônia e poderão participar dos cumprimentos dos noivos.

Curso de noivos

Como é comum nas igrejas católicas, a igreja São José do Jardim Europa exige que os noivos apresentem comprovação de realização do curso de noivos. 

O curso deve ser realizado em qualquer Igreja Católica Apostólica Romana, é recomendado que os noivos façam o curso com 6 meses de antecedência.

O curso pode ser realizado na própria igreja, caso você queira, para realizar o curso na igreja São José, basta se informar na secretaria sobre as datas e realizar a inscrição mediante o pagamento de uma taxa (sob consulta) e a doação de 2kg de alimentos não perecíveis. 

As doações serão destinadas a Comunidade Terapêutica Liberdade Guadalupe.

Decoração

Devido existir a possibilidade de haver mais de um casamento no mesmo dia na igreja, a decoração da mesma, nesse caso deverá ser acordada e dividida igualmente entre os casais, que estiverem se casando no mesmo dia.

Os casais deverão escolher juntos a empresa para decoração, com até 4 meses de antecedência, caso alguma noiva agende o casamento com menos de 4 meses de antecedência, não poderá opinar sobre a decoração.

Assessoria

Você já deve ter percebido que pode ser um ótimo investimento contratar uma assessoria para organização do seu casamento, tendo em vista que são muitos detalhes e sentimentos envolvidos. 

Nada melhor, do que ter um profissional experiente para lhe auxiliar nos preparativos. Pesquise bem antes de contratar os serviços.

Vale ressaltar, que é de extrema importância para a igreja São José do Jardim da Europa que sejam informados, com pelo menos 30 dias de antecedência os nomes dos profissionais que irão auxiliar os noivos na cerimônia de casamento. 

Salão de Festas

A Igreja São José do Jardim Europa também possui salão de festas, e pode ser usado pelos casais que preferem evitar deslocamento para algum outro salão e desejam realizar a cerimônia religiosa e a festa em um mesmo endereço.

Devido o bairro Jardim Europa ser um bairro estritamente residencial, o horário permitido para uso do mesmo é até as 23:30h. As músicas devem ser todas em som ambiente durante a festa.

A decoração do salão deve ser contratada pelo casal, de acordo com suas preferências.

Música para casamento – Coral e Orquestra

As músicas escolhidas para a celebração de casamento na igreja São José do Jardim Europa devem ser de caráter sacro ou erudito. 

A música dará o tom para que sua cerimônia seja encantadora, peça ajuda ao maestro para a escolha e harmonização das músicas, para que tudo fique do seu gosto.

Existe um playlist de música para casamento: 130 incríveis ideias de músicas para cerimônia de casamento, provavelmente vai te ajudar na escolha.

O coral poderá se apresentar no mezanino ao lado do altar. A música ao vivo dará um toque especial para abrilhantar a sua cerimônia.

Serão permitidas até 6 músicas durante a cerimônia. Veja a sugestão da igreja para ordem do cortejo:

  1. Noivo e padrinhos (Será uma entrada única, tocando uma música)
  2. Entrada das daminhas e pajens (Eles poderão entrar antes ou depois da noiva)
  3. Entrada da noiva
  4. Benção das alianças (a Igreja indica que neste momento seja tocada a Ave Maria)
  5. Cumprimentos de pais e padrinhos (com uma única música)
  6. Saída do cortejo

Não poderão ser tocadas músicas nos momentos litúrgicos da palavra de consentimento e da bênção nupcial.

Os músicos contratados para a celebração deverão ficar responsáveis por levar suas próprias cadeiras e instrumentos musicais.

Para você que me acompanhou até aqui, quero oferecer de cortesia o e-book que a Sognatori Per Caso preparou para você, “COMO TER A MELHOR MÚSICA NO CASAMENTO – O GUIA COMPLETO”. Clique no link para baixar.

Ebook - Como ter a melhor música no casamento
Como ter a melhor música no CASAMENTO – O GUIA COMPLETO

Me diga em qual igreja você vai se casar?

Compartilhe conosco, será uma alegria receber seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *